Sinal de alerta acende e autoridades se preocupam com trecho da Moura Andrade

Os acidentes são frequentes e levaram a morte de várias pessoas

Da Redação


Um trânsito seguro depende da competência e da responsabilidade dos motoristas, mas não é só isso. As condições da infraestrutura das vias também têm relação direta com a segurança. Quando existem falhas na sinalização, as consequências podem ser trágicas.

Sequência de acidentes no prolongamento da avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade acende sinal de alerta das autoridades da segurança pública de Nova Andradina. Trecho entre a rua Pastor Júlio de Alencar até a rotatória do Jardim Universitário é palco de vários acidentes violentos e principalmente com mortes.

Os acidentes são frequentes e levaram a morte de várias pessoas, tanto com motocicletas, carros de passeios e ciclistas, mas até o momento nada foi feito para amenizar as dores de quem sofreu acidente no trecho e ao passar por ele, lembra das horas de agonias deitado numa cama de hospital ou numa cadeira de rodas para sempre.

Quando ainda funcionava a lombada eletrônica em frente ao Portal do Parque, levava um pouco mais de segurança para quem trafega ou faz exercícios na ciclovia, mas não o bastante para as altas velocidades de quem não tem respeito com a própria vida e de terceiros.

 Em toda a extensão do prolongamento há 4 placas de regulamentação de velocidade, mas duas de cada lado no início - Foto: Jornal da Nova

No início da via, existem duas placas de sinalização de 50km/h, mas depois não há mais sinalizações de trânsito, o que gera as altas velocidades.

Para o major Pablo Diego, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, esse prolongamento da Moura Andrade permite alta velocidade dos veículos, até mesmo as pessoas que utilizam a faixa lateral correm muito risco. “Lombada eletrônica, redutores de velocidade, mais rotatórias, faixas, placas orientativas, tudo isso seriam meios importantes de se evitar acidentes”, diz.

Um dos problemas sérios que levaram a morte de motociclistas e acidentes graves, é em frente à entrada do Parque de Exposições Henrique Martins, onde já deveria ter uma rotatória bem sinalizada e não o que é hoje feita com tachões.

“Enquanto essas melhorias na malha viária não são realizadas, é necessário mais prudência e educação por parte de todos, que utilizam diariamente esse trecho”, frisa major Pablo Diego.

A preocupação pelo trânsito no prolongamento da avenida Moura Andrade também já foi por várias vezes pauta na Câmara de Vereadores. Desde 2013, vereadores vêm pedindo atenção no trecho como implantação de canteiro central, grades ou até mesmo barreiras de concreto, dividindo a pista.

 Autoridades querem uma barreira de concreto ou grades que podem dividir a pista evitando acidentes graves - Foto: Jornal da Nova

Segundo os parlamentares, a circulação de veículos nestas localidades é intensa. Em alguns horários, quando os trabalhadores estão se deslocando de casa para o trabalho e vice-versa, a situação se complica ainda mais. “As lombadas eletrônicas poderiam reduzir a velocidade dos veículos. Já a sinalização, disciplinaria melhor o trânsito”, afirmam.

Para o setor de trânsito do 8º Batalhão de Polícia Militar, o trânsito da via tem que ser mais sinalizado para que se evite acidentes graves com mortes, principalmente com motocicletas de alta cilindradas que exageram na velocidade.

Carros, motos e bicicletas concorrem entre si, especialmente nos horários de pico. “A sinalização mais ostensiva chama a atenção dos motoristas e diminui os riscos de acidentes. Além disso, o número de veículos circulando é cada vez maior nas ruas, por isso, esses dispositivos devem ser utilizados para orientar a todos, pedestres e condutores”, comenta o policiamento de trânsito.

Falta de sinalização gerou vários acidentes violentos e com mortes - Foto: Jornal da Nova

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